Páginas

domingo, 26 de julho de 2009

26/07 - Materiais aplicáveis em vestuário e que regulam a temperatura do corpo

O pioneiro no desenvolvimento de materiais reguladores de temperatura, Outlast Technologies, renovou seu acordo com o grupo Bekaert Têxteis para avançar na aplicação do novo processo Outlast Matrix Infusion.
Segundo o diretor executivo do Bekaert, Paul De Meulemeester, "Outlast Matrix Infusion é uma aplicação completamente nova e a única tecnologia de materiais reguladores de temperatura que incrementa substancialmente o conforto para o usuário final".

Estes materiais em que se apóia a tecnologia Outlast, estão presentes em numerosos produtos hoje em dia, e estão conquistando cada vez mais aplicações, desde roupas intimas, meias, acessórios ou calçados, roupas de cama e sacos de dormir.

Podem inclusive ser encontrados em artigos "exóticos" como coletes a prova de balas, em aplicações industriais médicas ou especiais, ou em automação industrial onde o calor tem um papel importante.

A tecnologia Outlast Adaptive Comfort foi originariamente desenvolvida para a NASA com a finalidade de proteger aos astronautas das mudanças de temperatura extremas que se encontram quando saem ao espaço ou fazem algum ajuste na estação espacial.

Mas como funcionam estes materiais? O que se esconde atrás dessa tecnologia?
“Nem muito calor, nem muito frio. Esta é a maneira mais fácil de explicar o que estes materiais fazem por você”. Assim é a publicidade que a Outlast faz de seu produto.

De fato, o princípio no que se fundamentam estes materiais é facilmente demonstrável. Se nos fixarmos nestes materiais, veremos que duas tecnologias muito conhecidas se combinam aqui com êxito: de um lado a microencapsulação, conhecida por sua utilização nos chicletes. Quando se mastiga o chiclete, a couraça das microcápsulas se destrói e se libera o sabor. Outro exemplo, são as embalagens de perfume que vem em revistas. As microcápsulas se destroem quando se esfrega o papel e o aroma se libera.

A diferença radical é que os materiais Outlast também utilizam microcápsulas, mas a armação é estável e não se destrói. As cápsulas são diminutas: ao redor de 1.000 cabem na cabeça de um alfinete —3 milhões por cm2—. As cápsulas patenteadas se chamam Thermocules Outlast e são capazes de trocar de estado. Este princípio físico básico é conhecido por todos. Por exemplo no H2O: a água se converte em gelo ou em vapor quando existe uma energia que é aplicada ou não. A tecnologia destes materiais se beneficia exatamente desta lei da Física.

O que afeta às microcápsulas é o microclima que existe na pele. O corpo humano é sensível às mudanças de temperatura e por isso a zona de conforto tem uns limites bastante marcados: a temperatura do corpo é de 36.6°C, em média. A temperatura interior (coração, rins…) é a principal e oscila entre limitações muito pequenas, normalmente é de 37°C. A temperatura exterior da pele e as extremidades como norma geral é mais baixa e oscila entre 28°C e 33°C. Se a temperatura normal entre 36,5°C e 37,4°C, se move acima estamos com febre e se move abaixo nos leva a hipotermia. Estas variações podem ser controladas positivamente pelos materiais Outlast que trabalham dinamicamente, mantendo a zona de conforto pessoal e reduzindo as diferenças nos picos que fazem ter muito calor ou muito frio.
Fonte: Noticiero Textil

Uma ótima semana a todos.

Sandro F. Voltolini

Nenhum comentário: