Páginas

segunda-feira, 6 de abril de 2009

06/04 - LYCRA® - Case de Sucesso há 50 anos

Ser reconhecida por 90% dos consumidores mundiais é como a marca do fio LYCRA® chega aos seus 50 anos. No Brasil, este índice é de 99% de acordo com pesquisa validada pelo Instituto Think Tank, em 2008. Atualmente, o nome da marca é referência de qualidade, inovação e tecnologia para todos os públicos que vão da tecelagem a confecção, chegando ao guarda-roupa dos consumidores. "O trabalho sempre foi, e ainda é, constante ao longo de toda cadeia têxtil", ressalta Fabiana Gutierrez, gerente de comunicação da marca do fio LYCRA®. A campanha global atual, "Roupas que se apaixonam por você" aproxima ainda mais a marca do fio LYCRA® do consumidor. Assinada pela agência Fallon Londres, aqui lançada pela Mohallem Meirelles, transmite as principais características esperadas nas roupas, que as tornam tão especiais, e ressalta o movimento, o conforto, a liberdade e as boas sensações que as peças com fio LYCRA® trazem. "A nova campanha diferencia o fio LYCRA®, dando-lhe especial ênfase pela forma que influencia os tecidos, a aparência e os sentidos das mulheres. Pesquisas realizadas com consumidores de quatro continentes mostram que a campanha traz como forte apelo o gosto que sentimos por nossas roupas favoritas e como elas influenciam nossas sensações", comenta Fabiana. Uma análise destes anos constata que o contato com o consumidor sempre foi fácil e direto, destacando sempre os diferenciais da marca. Entre as diversas campanhas que a marca já fez, representada por modelos e atrizes famosas nos mais diversos meios como revistas, jornais, outdoor, tv e cinema, podemos destacar algumas de grande como: LYCRA® Sensations (1990), Nada se Move como LYCRA® (1994), Sinta a diferença (1999), Se tem essa etiqueta é LYCRA® (2003) e Ela LYCRA®, Ele LYCRA® (2004). Além das campanhas globais, os fios diferenciados recebem estratégia de comunicação especial, como o lançamento nacional do fio LYCRA® Xtra Life, este ano no Brasil. Ele tem etiqueta personalizada que reforça a propriedade de resistência maior do fio - até 10x mais quando em contato com o cloro, se comparado a elastanos sem tratamento; folder explicativo e displays para pontos de venda. Ao longo deste período notou-se também a importância que o consumidor dá a etiquetas e adotou-se um layout globalizado para fortalecer a identificação junto ao consumidor. Destacando, assim, que a peça é ideal para quem busca inovação, tecnologia, qualidade, conforto e bem estar. A etiqueta do fio LYCRA® traz um código verificador de autenticidade que evita sua falsificação. Nos últimos anos, a companhia vem desenvolvendo um programa global de Proteção às Marcas para identificar e coibir empresas, confecções e produtos que tentam pegar carona na força da marca. Entre as ações, destaque para o lançamento do BrandScan, aparelho com tecnologia de ponta que possibilita verificar se a peça foi confeccionada com o fio LYCRA®, evitando fraudes.
Confira uma cronologia com os principais momentos da marca:
  • 1959 Lançamento do fio LYCRA®.
  • 1960 As roupas íntimas começam a aderir ao fio LYCRA®.
  • 1962 Fim do desconforto das meia-calças que escorregam. O fio LYCRA® é introduzido nesta linha de produtos.
  • 1974 O fio LYCRA® transforma a moda praia e é inaugurada a primeira fábrica do fio no Brasil, em Paulínia (SP).
  • 1980 Início do boom do jeans com o fio LYCRA®.
  • 1985 O fio LYCRA® ganha destaque com os atletas.
  • 1994 Lançamento do novo logotipo e campanha "Nada se move com LYCRA®".
  • 1995 O mercado de lingerie ganha a inovação do fio LYCRA® SOFT.
  • 1996 Produtos de lã com fio LYCRA® são desenvolvidos no mercado.
  • 1997 Mercado masculino começa a experimentar e aderir ao conforto do fio LYCRA®.
  • 1998 O fio LYCRA® POWER é lançado para diminuição da fadiga muscular dos atletas.
  • 1999 Campanha "Sinta a diferença".
  • 2000 Lançamento do programa global "LYCRA® Assured" e no Brasil da campanha "Namorados".
  • 2001 Lançamento do couro com fio LYCRA®.
  • 2002 Inauguração da segunda fábrica do fio LYCRA® em Paulínia - SP. Lançamento dos tags coloridos; Campanha Consumidor dos Cientistas e Prêmio de Estilo MTV LYCRA® na China. 2003 Campanha "Se tem esta etiqueta é LYCRA®"; inauguração do Hotel LYCRA® no Brasil; Criação do LYCRA® BrandScan.
  • 2004 Lançamento fio LYCRA® Xtra Life e Campanha ELA LYCRA®, ELE LYCRA® na SPFW.
  • 2005 Criação do informativo LYCRA® News e Programa 100% LYCRA®.
  • 2007 Lançamento global do tecido LYCRA® XFIT e o tecido LYCRA® FREEF!TT
  • 2008 Unificação da comunicação - etiqueta da marca LYCRA® passa a ser global e lança a campanha "Some Clothes Love You Back" - "Roupas que Se Apaixonam Por Você"; Novos produtos são introduzidos no mercado: fita LYCRA® 2.0; tecido LYCRA® fresh FX® e coleção de fios LYCRA® Xtra Fine.
  • 2009 Comemoração dos 50 anos da marca LYCRA® e início da Produção do fio LYCRA® Xtra Life no Brasil.

Uma boa semana aos amigos.

Sandro F. Voltolini

Um comentário:

Ademir Sachetti disse...

A Excelência da Qualidade não aceita itens alternativos. Quando um produtor fala, por exemplo, "O meu produto tem Lycra", na verdade, quer revelar sua opção inteligente, que escolheu a matéria-prima que oferece a melhor performance, tem um preço justo, bom atendimento e principalmente confiabilidade no relacionamento. E por causa disto, não pretende mudar tão cedo.

Um abraço Sandro!
Ademir