Páginas

quinta-feira, 2 de abril de 2009

02/04 - News Vestuário e Têxtil

A "Audaces" – companhia brasileira, apresentará seu novo plotter vertical na feira IMB de maquinaria para confecção, que acontecerá entre 21 à 24 de abril em Colônia (Alemanha)
Além de seu formato vertical único, com 0,6 m de largura, 1 m de profundidade e 2,3 metros de altura, o Audaces Tower Jato tem várias opções de velocidade e várias larguras de impressão: 143 cm, 163 cm, 173 cm e 183 cm. Sua avançada tecnologia permite o uso de papel em cilindros de até 250 metros de comprimento, otimizando assim o processo de produção. Segundo Claudio Grando, diretor de Negócios para Audazes, “o Tower Jato é um plotter inteligente, que permite programar algumas impressões. Além disto, oferece maior produtividade e menores custos de manutenção”. Além de seu desenho moderno, inovador e compacto, o plotter utiliza tinta industrial a base de água, tem um sensor que detecta a alimentação do papel (cheio ou vazio), permite o uso de papel perfurado e conta com assistência técnica em mais de 30 países.


Vicunha apresenta segunda edição de projeto focado em lavagem
A Vicunha, maior indústria têxtil da América Latina, em parceria com fornecedores de produtos químicos, apresenta nesta semana os resultados da segunda fase do Projeto “Expanding the Washing Concept”, que visa auxiliar o mercado têxtil nos processos e efeitos especiais de lavanderia.
Para esta edição, por meio do site “Vipreview”, da Vicunha, será possível conferir trinta clicks que representam as tendências mais fortes para o verão 2010, além de alguns looks para o próximo inverno. “A idéia é tornar as informações disponíveis a um público maior, democratizando o acesso”, diz Renata Guarniero, gerente de Marketing Índigos e Brins da Vicunha Têxtil. Outra novidade desta edição fica por conta da colaboração de marcas Maria Bonita Jeans (MB Jeans), Redley, Sandpiper, Yatchsman e A.S.H, bem como da parceria com os estilistas Samuel Cirnansck e Thais Takase.
As alianças e parcerias estabelecidas pelo Projeto resultam em padrões de lavagem que facilitarão o trabalho de marcas e estilistas, na medida em que a qualidade do processo e o combate dos desperdícios em testes de lavanderia tornam-se ainda mais eficazes. A Vicunha espera, com esta ação, agregar valor ao processo produtivo da cadeia têxtil.

Para outras informações acesse o site www.vipreview.com.br/lavagens .

Tradicional evento têxtil em São Paulo projeta crescimento em função da feira Tecnotêxtil Brasil
Marcado por uma história de sucesso, o Congresso Nacional de Técnicos Têxteis da Associação Brasileira de Técnicos Têxteis (ABTT), chega em sua 23ª edição unindo tradição e grandes novidades. Para esta edição a cidade escolhida foi a capital do Estado de São Paulo. Destacado pela sua realização ininterrupta desde a fundação da ABTT, em 1962, o Congresso acontecerá de 14 a 17 de abril de 2009, concomitantemente com a feira Tecnotêxtil Brasil. Ambos os eventos estarão sediados no Expo Center Norte. Entre os principais temas do congresso estão questões envolvendo as fibras naturais e químicas, nanotecnologia, projeção da indústria para 2023, sustentabilidade, educação, moda e estilo, entre outros assuntos. A programação completa do XXIII CNTT estará disponível no site do evento, onde já estão apresentadas as conferências confirmadas e os participantes dos painéis. O endereço é o www.abtt.org.br/cntt.

Sinditêxtil-CE e SENAI lançam Centro de Tecnologia da Cadeia Têxtil e de Vestuário
O Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral do Estado do Ceará – Sinditêxtil – CE e o Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria - SENAI promovem no dia 2 de abril, às 8h30, no SENAI da Parangaba, o lançamento da Pedra Fundamental do Centro de Tecnologia da Cadeia Têxtil e do Vestuário Ana Amélia Bezerra de Menezes. O evento tem como objetivo apresentar o projeto arquitetônico e conceitos sobre o empreendimento. Na ocasião, será servido um café da manhã para autoridades, empresários da Cadeia Produtiva da Moda, SENAI e imprensa local.
Elaborado pelo Senai em parceria com o Sinditêxtil, a construção do projeto Centro de Tecnologia da Cadeia Têxtil e do Vestuário – CTCTV, beneficiará a população com o preparo técnico de pessoas propiciando a geração de novos empregos. De acordo com a diretoria do Sinditêxtil, dentre as metas destacam-se: implantar o centro até 2010, capacitar anualmente cerca de 1.300 profissionais no segmento têxtil e de confecção do Estado, realizar assessorias técnicas-tecnológicas para empresas têxteis, fornecer infra-estrutura tecnológica necessária ao desenvolvimento de programas e serviços Técnicos e Tecnológicos. O CTCTV funcionará em parceria com empresas, sindicatos patronais, fornecedores de equipamentos e insumos, e com o SISTEMA SENAI, como forma de viabilizar técnica e financeiramente as atividades de formação e assessoria às empresas.
O setor têxtil cearense representa hoje uma âncora no processo de desenvolvimento econômico do Estado, com uma participação de 16% do PIB industrial, consumindo 40% da energia industrial do Estado, gera mais de 20.000 empregos diretos e consome anualmente 180.000 toneladas de algodão em pluma, sendo hoje o segundo maior consumidor nacional.


Dudalina e Silmaq se unem em prol de ação social
A Dudalina, uma das maiores camisarias do Brasil, e a Silmaq, a maior revendedora de equipamentos para a indústria de máquinas de confecção do País, se uniram para implantar um projeto original de sustentabilidade e responsabilidade social. Através da doação de máquinas, matéria-prima e capacitação de grupos da comunidade, as empresas incentivam a criação de oportunidade de geração de emprego e renda.
A doação dos kits de retalho e linha, que servem de matéria-prima para a fabricação de sacolas sociais, bem como material para o forro das sacolas, fica por conta da Dudalina. Retalhos, linhas e forro são resíduos de produção da camisaria. Além disso, a empresa oferece capacitação aos grupos. Já a Silmaq doa as máquinas que serão usadas na confecção dos produtos que posteriormente são comercializados. A proposta da sacola social é a de substituir as sacolas plásticas, reduzindo assim o lixo produzido nas cidades e contribuindo com a preservação ambiental.
“Com este projeto, além do benefício à comunidade, através do incentivo da geração de emprego e renda às comunidades em risco social, promovendo cidadania e dignidade a essas pessoas, envolvemos também a nossa cadeia de valor, atuando em parceria com fornecedores, gerando cumplicidade e disseminando os verdadeiros valores da responsabilidade social corporativa. Esse projeto faz parte do programa de sustentabilidade que mantemos”, comenta Sônia Hess de Souza, presidente da Dudalina.
Gilberto Coldebella, gerente de marketing da Silmaq, contou que a ação é muito bem vista pela sociedade. “A Silmaq sempre esteve preocupada com o futuro das novas gerações e já fazia alguns trabalhos sociais com entidades assistenciais. Temos recebido manifestações de admiração e orgulho pelo que as duas empresas estão fazendo e isto é muito gratificante para nós. Nossos objetivos para este ano é instalar mais 10 centros de Geração e Renda pelo Brasil”.
A idéia já é praticada pelo Grupo de Geração de Renda da Escola Profissionalizante Antonio e Jaime Mantovam e pelo Grupo de Geração de Renda da Pastoral da Criança, ambos de Terra Boa, no Paraná. Além disso, outros três grupos do Rio de Janeiro estão sendo beneficiados com a iniciativa através do Instituto da Criança, bem como um grupo de Florianópolis e um de Joinvile.


Bom fim de semana a todos.
Abraços.
Sandro F. Voltolini

Nenhum comentário: