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domingo, 26 de abril de 2009

26/04 - Uma visão atual do mercado jeanswear

Enrique Silla, presidente da
Jeanologia - empresa espanhola especializada em acabamentos no jeanswear, apresentou uma palestra abordando o mercado mundial do jeans durante a Tecnotêxtil Brasil 2009, em São Paulo.
Com a crise, a indústria está um pouco perdida, o que está afetando muito os EUA e a Europa. É o momento certo de apresentar ao mercado produtos de uma forma diferente. O consumidor europeu busca refúgio em valores familiares, está em busca do que remete ao sentido da vida e do consumo. Já o comércio americano, na atual situação, produz acima da demanda. Nos últimos meses cerca de 30% das vendas caíram. "Uma verdadeira revolução no mercado da moda", informou Enrique Silla em sua palestra. Ainda segundo o presidente da Jeanologia, com esta crise, o mercado de moda conseguirá a mesma revolução tecnológica que as crises anteriores. Mas desta vez será guiado pelos 3 "E´s": ecologia, ética e eficiência. Sobre essa realidade, Silla apresentou as tendências jeanswear primordiais para as próximas temporadas, que atendem os 3 "E´s" e a preocupação com os custos de produção:
REAL JEANS - Mostra a volta dos valores reais da vida, que os consumidores vão procurar em seu jeans. Esse tema recorda os valores familiares, que se encontravam nos armários de 15 anos atrás. Um jeans mais ousado, as pantalonas e o estilo boyfriend continuam, assim como a influência dos anos 70. Na lavanderia, a sutileza é a palavra da vez e vem acompanhada por:
- bigodes planos;
- aspecto manchado;
- efeito tridimensional;
- aspecto vintage;
- efeitos patchwork;
- colorido com efeito exagerado;
- detalhes com aspecto natural (tendência que se estenderá para os próximos anos).
CONFORTO - Propõe bem o que o consumidor busca:
- conforto;
- eficiência;
- agilidade;
- maciez, para isso algumas marcas já estão investindo no Bi-Stretch, (elastano na trama e no urdume da peça).
ÉTICA - Influências étnicas. Denim com tecnologias que ajudam a reduzir o impacto ambiental e social:
- economia de água;
- diminuição do consumo de energia elétrica;
- eliminação dos riscos de saúde no trabalho;
- preparo para um mundo tecnológico.
COLOR - O mercado do jeans sempre amou o azul, mas todos devem ficar antenados com os jeans coloridos. O futuro está na cor! Refletir agora para sair da crise e buscar novos caminhos para a felicidade. Viver uma explosão de cores, inundar todo mercado da moda. Algumas marcas como Adriano Goldschmied e Pepe Jeans London já investem nos "colors" para a próxima temporada. Enrique Silla encerra dizendo que as empresas precisam, nesse momento, buscar produtos e alternativas que estão aliados às novas necessidades do mercado. Nos próximos três anos tudo deverá ser controlado. As empresas terão que documentar cada peça através de código de barras, onde será indicado a vida do produto, de que forma foi feito, e assim por diante. Essa vai ser a nova conduta de produção, e para isso o mercado tem que se preparar para uma legislação ecológica.
Fonte: Guia JeansWear - Por Marlene Fernandes
Colaboração para o blog: Gerson Dalprá
Ótima semana a todos.
Sandro F. Voltolini

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