Páginas

terça-feira, 14 de abril de 2009

14/04 - Empresa espanhola desenvolve lavadora industrial que funciona somente com oxigênio

A empresa de Valencia (Espanha) Jeanologia desenvolveu uma máquina de lavanderia industrial que funciona só com oxigênio, e permite lavar jeans e camisas sem água nem produtos químicos.
Esta nova tecnologia pioneira, denominada GS, pode trazer benefícios tanto ao meio ambiente como econômico, segundo a empresa que a fabrica. O gerente da Jeanologia, Enrique Cadeira, destacou que é a primeira máquina que obtém a certificação ‘Eco-Technology’ outorgada pelo Instituto Tecnológico Têxtil, - Aitex da Espanha. A máquina transforma o ar da atmosfera em gases através de dois geradores e obtém "a perfeita lavagem das peças, além de um acabamento vintage do jeans e das camisas". Esta tecnologia tem um processo cíclico, já que uma vez terminado a lavagem os gases voltam a converter-se em oxigênio, devolvendo-o à natureza e sem nenhum dano para o meio ambiente. Segundo Cadeira, se toda a indústria têxtil utilizasse esta nova tecnologia se conseguiria uma economia de 4.500 milhões de kilowatts de energia, 2,4 milhões de toneladas de produtos químicos e 1.200 milhões de metros cúbicos de água. Estes dados equivalem a seis anos de consumo humano de água na Região de Valência (Espanha) que tem quase 5.000.000 de habitantes, ou dois anos de consumo de energia de um país como o Nepal (30.000.000 de habitantes). Esta máquina de lavanderia industrial, tem um preço aproximado de 100.000 euros, e já foram comercializadas 20 máquinas na América Central, USA, Egito, Marrocos, Tunísia, Portugal e outros países europeus. Empresas americanas de jeans, comprovaram uma economia energética de 62%, uma redução de 67% no consumo de água e uma diminuição de produtos químicos de 85%, dados que suportam um considerável redução no tempo de produção, de 55%, e conseqüentemente no custo final do produto. Do mesmo modo, empresas portuguesas dedicadas à produção de camisas obtiveram uma economia de 66% em energia, 80% em água e 67% em produtos químicos, traduzindo em 67% de redução no tempo de produção.
Jeanologia —a ciência do acabamento do Jeans — é uma das oito empresas do grupo Eurotrend, que desenvolve tecnologias para o mundo dos jeans. Em 2001 lançou no mercado, sob a marca GFK, o primeiro laser têxtil, e na atualidade a companhia está presente em 42 países, contribuindo com inovação e tecnologia às principais marcas mundiais como Pepe Jeans, Guess, Lee, Pólo Ralph Lauren, Tommy Hilfiger, Zara e Levi's.
Fonte: Noticiero Textil
Valeu, pessoal.
Sandro F. Voltolini

Nenhum comentário: